Hoje em dia as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Entre as doenças cardiovasculares, encontram-se: a aterosclerose, o enfarte agudo do miocárdio, a angina, o acidente vascular cerebral, os aneurismas ou hipertensão.

Os três pilares para um coração saudável são: Alimentação saudável, atividades físicas e não ser usuário de cigarros.

Pensando nisso, trouxemos uma lista dos alimentos que podem te ajudar a manter a saúde do seu coração!

Nozes:
Este é um alimento chave para cuidar e prevenir problemas cardiovasculares, graças aos seus altos níveis de ácidos graxos ômega-3, que protegem o coração.

Chocolate preto:
Ele ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias e impede que as células brancas do sangue fiquem presas nas paredes dos vasos sanguíneos.

Morangos:
Eles contêm flavonoides, que ajudam a dilatar as artérias, proteger o revestimento interior dos vasos sanguíneos e no controle da pressão arterial.

Chá Verde:
Um ou dois copos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e contribui também para diminuir os níveis elevados de gordura no sangue.

Azeite de oliva:
A ingestão diária de azeite de oliva ajuda a proteger a saúde cardiovascular através de sua composição em ácidos graxos e antioxidantes.

Salmão:
Ajuda a reduzir o colesterol e triglicéridos, além de aumentar o fluxo de sangue. Ele também melhora a elasticidade das paredes arteriais.

Vinho tinto:
Segundo um estudo da American Journal of Clinical Nutrition, o etanol e os polifenóis presentes nessa bebida têm efeitos benéficos. Fonte: Dicassobresaude

Além de uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos. É importante que você tenha um acompanhamento de sua pressão arterial com um Monitor de Pressão Arterial. Além de monitorar você pode detectar batimentos cardíacos irregulares.